Portuário

Os portos exercem um papel fundamental e estratégico de apoio ao comércio exterior do país,  onde estima-se que 95% das mercadorias exportadas/importadas pelo Brasil passam por terminais portuários. Com custos operacionais mais baixos que os modais aéreos ou terrestres, o transporte fluvial/marítimo apresenta-se como o elo da troca de modais na cadeia logística de transporte.

A LDCcomex possui equipe com expertise em projetos de habilitação de terminais portuários, obtenção de licenças de operação perante a ANTAQ, subsequente alfandegamento de recintos de acordo com as normas da Receita Federal e castro de operador portuário.

Nossa equipe trabalha auxiliando na análise de projetos de alfandegamento de terminais e melhoria dos processos internos de locais já alfandegados, tornando-os aderentes à legislação sem gerar impactos no dia-a-dia de suas operações.

Para a correta definição dos indicadores de performance do terminal (Key Performance Indicators – KPIs), nossa equipe utiliza as soluções de compliance aduaneiro, otimização de processos e redução de riscos e custos através de nossas ações de consultoria para operação portuária.

Dispomos ainda de soluções para controle informatizado das operações realizadas nos terminais, em atendimento ao requerido pela Receita Federal para o alfandegamento de recintos.

Obtenção de Licença de
Operação – ANTAQ

Autorização de instalação portuária de uso privado pela ANTAQ, pré-requisito para o pedido de alfandegamento de área perante a Secretaria da Receita Federal.

Alfandegamento
Receita Federal

Obtenção da autorização, por parte da Secretaria da Receita Federal (RFB) para a movimentação, armazenagem e submissão ao despacho aduaneiro de mercadorias procedentes do exterior, ou a ele destinadas.

Consultoria para
Operações Portuárias

Consultoria e assessoria para formação dos fluxos das operações portuárias: entrada, saída e armazenagem de carga, bem como o registro de entrada e saída de pessoas e veículos.

Operação de Terminais Privativos

Consultoria e suporte às operações portuárias, com a alocação de pessoal especializado nas instalações portuárias a fim de garantir conformidade e eficiência às operações.

Sistemas para Operações Portuárias

Sistema informatizado para o controle de carga e registro de entradas e saídas de pessoas e veículos, de acordo com as exigências da Secretaria da Receita Federal, no modelo Saas – Software as a Service.