HOJE, DIA 22/03/2018, COMEMORA-SE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA, NOS LEMBRANDO DA IMPORTÂNCIA TANTO ENERGÉTICA QUANTO PARA O CONSUMO HUMANO.
Esta semana está acontecendo em Brasília o 8° Fórum Mundial da Água, e hoje, sendo o Dia Mundial da Água, temos que nos lembrar de que a água e a matriz energética brasileira andam lado a lado, uma vez que historicamente temos os rios como a maior fonte de energia no Brasil.
Atualmente a matriz energética brasileira é altamente dependente do petróleo e dos recursos hídricos, mas recentemente, com a maior participação de energias eólica e solar, tal dependência vem diminuindo. O álcool foi viabilizado aqui no Brasil a partir da década de 70 e sua expansão nos veículos Flex é uma conquista tecnológica brasileira.
Apesar da diminuição da dependência na geração de energia hídrica, esta ainda é grande, sendo tal problema agravado com o desmatamento que tem feito com que a água seja disputada tanto para produzir energia como na agricultura e no consumo humano.
Ontem (21/03/2018) um “apagão” demonstrou o quanto nosso país é dependente da energia hidrelétrica, proveniente da transmissão da energia produzida em Belo Monte, fez com que as regiões Norte e Nordeste fossem extremamente afetadas.
Ao mesmo tempo, por ser o Dia Mundial da Água, lemos reportagens e muitos relatos sobre a queda da vazão dos rios, os baixos níveis dos reservatórios de água, os conflitos que já existem sobre o aproveitamento da água e a contaminação da mesma.
Todos concordam que deve haver uma preocupação sobre o uso da água, mas enquanto não se tem um planejamento integrado, cada um usará para si como melhor lhe for útil. Estudos de Organizações Mundiais dão conta que não há a água suficiente em condições de consumo para todos.
Precisamos de evolução tecnológica tanto para a produção de energia quanto para a racionalização do uso da água. O Brasil já provou em outros casos ser capaz, faltando apenas o investimento em pesquisa de fontes alternativas de energia renovável limpa e proteção do meio ambiente.
Temos escrito bastante sobre o tema em nosso blog, releia os artigos que tratam sobre a água e sua geração de energia:
- Infraestrutura em saneamento básico – tratamento de esgotos, publicado dia 14/12/2017
- Energia, publicado dia 28/11/2017
- A preocupação com o fornecimento de energia, publicado dia 24/11/2017
- Investimentos em geração de energia, publicado dia 8/11/2017
- A necessidade de um planejamento integrado para a infraestrutura no caso de água e energia, publicado dia 31/10/2017
Que a lembrança do Dia Mundial da Água e o “apagão” de ontem façam todos refletirem sobre como é preciso mudar nossa matriz energética para o bom uso da água e a universalização do consumo próprio da água.
22 de março de 2018
Paulo Cesar Alves Rocha