AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO ENVOLVIDAS NA OPERAÇÃO

Notícia publicada no Jornal O Globo de 03/03/2015 informa que a Petrobras comunicou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que pretende vender ativos, entre os quais termoelétricas, blocos de produção de petróleo e gás natural em terra e no mar (pós-sal) e plataformas de petróleo.

A mesma matéria explica que a medida destina-se a preservar seu caixa e seu endividamento líquido.

Possuindo um plano de investimentos de grande porte, mesmo sendo previsto para menor, a Petrobras procura assim manter os investimentos no pré-sal como prioritários.

Fontes do mercado de óleo e gás já vislumbravam esta opção desde o ano passado, pois a Petrobras tanto precisa investir nos campos maduros pós-sal da Baía de Campos para manter a produção estimada dos mesmos, quanto necessita investir no pré-sal. No pós-sal existem menores custos e infraestrutura pronta com um óleo de menor qualidade e no pré-sal existem maiores custos e um óleo de melhor qualidade.

Com a possibilidade de venda de campos maduros em terra e no pós-sal, passam a existir enormes possibilidades para empresas brasileiras, pois trata-se de equipamentos menores ou da adaptação de plataformas existentes, o que sem dúvida é mais fácil de ser atendido por empresas localizadas no Brasil.

As oportunidades de negócios aumentam quando se pensa na operação e manutenção dos equipamentos necessários.

A LDC com vasta experiência no mercado de óleo e gás está apta a assessorar empresas que venham a se interessar por este novo segmento, além de assessoramento tributário, na formulação de seus negócios.

 Paulo Cesar Alves Rocha