Por: Paulo Cesar A. Rocha

A Pandemia do COVID-19 vai mudar a forma com que a Logística das empresas trabalha, tal o grau de paralização dos transportes que aconteceu.

Até recentemente, dada a facilidade de transporte que existia antes da Pandemia, a logística das peças destinadas a manutenção de veículos, máquinas e equipamento era planejada no que se refere a necessidade de criação de estoques estratégicos de peças de manutenção, com a concentração em determinados locais no exterior, que possuíam facilidades de transporte rápido.

Com a proibição de voos por causa da Pandemia, o transporte rápido foi quase que totalmente paralisado, sendo o mesmo a essência da maioria do planejamento dos estoques estratégicos até então.

Não é a primeira vez que existe a interrupção do tráfego aéreo prejudicando entregas de cargas, embora a COVID-19 tenha um caráter mundial e uma duração grande, mas lembremos que a erupção do vulcão Eyjafjallajökull em 2010, interrompeu o tráfego aéreo no hemisfério norte. Além desta interrupção, terremotos, furacões, tempestades de neve, são comuns de interromperem o tráfego aéreo.

No planejamento pós Covit-19 certamente as empresas, que dependem de peças de manutenção, examinarão a possibilidade de estabelecer estoques estratégicos destes materiais perto dos locais onde encontram-se os equipamentos que necessitam dos mesmos.

No Brasil, as Leis Aduaneiras possibilitam que estes estoques sejam admitidos com pagamento dos tributos apenas por ocasião de sua utilização, em locais por vezes da própria empresa. Existem diversos Regimes Aduaneiros para este fim, dependendo do setor em que empresa brasileira que necessita das peças trabalhe, se existe pagamento ou não antes do uso de parte do estoque, se a empresa deseja utilizar local próprio ou de terceiros, se vai utilizar um local alfandegado ou não. As peças podem ser novas, usadas, recuperadas ou refurbished.

Uma empresa estrangeira que forneça estas peças para manutenção pode se utilizar destes Regimes, sob certas condições, além de existirem outras possibilidades legais de substituição de peças.

Existe ainda a possibilidade de que uma determinada peça existente no estoque seja direcionada para substituir outra, que a substituída retorne e seja recuperada, seja agregada depois de recuperada ao estoque estratégico para um futuro uso.

A LDCcomex é uma empresa especializada em Projetos de Comércio Exterior, apta a trabalhar com implantação de empresas, consultoria tributária e aduaneira, para resolver problemas de logística como este de estoque estratégico de peças de manutenção, novos, usados e recuperados no próprio Brasil.

Também podemos oferecer serviços de administrar e controlar o estoque no Regime Aduaneiro escolhidos, com todos os controles fiscais exigidos pelas autoridades federais e estaduais.

No caso de haver interesse e necessitarem de maiores informações, entrem em contato com um de nossos consultores contato@ldccomex.com.br.